Casos De Hepato toxidade Relacionados À Suplementação Alimentar Com Os Produtos Da Linha Herbalife.
Introdução
Bom dia gente, venho pensando nessa postagem à algum tempo e aproveitei uma noite de insônia para fazer algo produtivo. Como vocês sabem existem muitos blogs e entrevistas de profissionais de saúde que relatam que herbalife causa problema no fígado e em outros órgão, nessa primeira postagem pesquisei artigos que relatam Herbalife à hepatite, ou seja, uma lesão no fígado decorrente do uso do produto.
Quero salientar que vou tentar ser o mais ético possível, respeitando assim os princípios que aprendi nas aulas de Investigação científica. Portanto, a opinião que está aqui é minha, baseada na leitura de artigos que encontrei em sites na internet que geralmente usamos para pesquisa na faculdade, além de artigos encontrados em sites representantes da especialidade citada.
Lembrando que, essa é uma conclusão e opinião minha, não desmerecendo outras opiniões e estudos relacionados ao tema. Pois como lembram, o objetivo deste blog é a saúde dos leitores.
Vale salientar que outro objetivo é que as pessoas abram um pouco a cabeça e tentem pensar de uma forma mais científica e não com um amontoado de opiniões alheias coletadas.
P.s: Lembrando, esses foram artigos que encontrei e que pude ter acesso. (nem tudo na internet é de graça).
Desenvolvimento
Basicamente, os estudos que reuni são relatos de casos e estudos desses relatos. Pra quem não sabe, um relato de caso séria quando acontece algo com um paciente ou um grupo de pacientes no hospital e então investigamos a fundo para saber como isso ocorreu.
Todos os estudos tem um tema em comum, casos de hepatite em pacientes que consumiam herbalife. Todos esses pacientes tinham sinais clínicos e laboratoriais comprovados de intoxicação hepática. O primeiro problema que encontrei está ai. Aparentemente a hepatotoxidade com o consumo do produto acontece em um número incrivelmente limitado de pessoas. Praticamente nenhum artigo me deu um numero grande, daqueles tipo 200.000 mortos por uso de cigarro. Eu esperava um número maior de casos do tanto de blá blá blá que ouço.
Outro fato que me chamou a atenção foi a quantidade de artigos relacionados ao uso de dietas herbais (suplementações alimentares) correlacionadas com danos ao figado, nesse caso, apesar da Herbalife ser citada, os estudos com o produto foram negativos e alegam com estudo mais afundo do histórico medico desses pacientes é necessário.
A Defesa
Agora vem a parte que achei mais engraçada. Recomendo a leitura dos links 4 e 2 nas referências, nessa ordem. Esse site estuda as hepatites num geral, e rodando pelo google acabei chegando nessa notícia. Começa da mesma forma de sempre, um estudo falando do risco da herbalife dar hepatite. A parte engraçada vem do link 2, onde é feita a defesa da herbalife( pelo nutrólogo
Nataniel Viuniski e, e não pude deixar de rir um pouco, porque os médicos e cientistas simplesmente falam a mesma coisa que nos cansamos de repetir. Resumindo a defesa:
- O pesquisador queria a fórmula do produto para ver se tinha alguma substância que fazia mal. A defesa coloca que ele foi se informar em uma unidade que não tinha habilidade de responder o assunto e, mesmo após, colaborou com a pesquisa de substâncias prejudiciais. Agora entra a minha opinião, não descordando do cientista claro, mas se eu tivesse a fórmula de produto bilionário ( ex coca-cola, cerveja, cigarro, sorvete nestle) eu não entregaria ela pra alguém que dissesse que faz mal. Alias, acho incrível á repercussão que esse tipo de notícia faz. Tipo o tiozinho falando que herbalife faz mal, que tem estudo disso e daquilo, enquanto enche o copo de cerveja (que comprovadamente faz mal) e come linguiça frita (adivinha, faz mal também, apesar d ser uma delícia).
- O artigo ataca a demora de dois anos pra a defesa do produto. A Defesa, nesse caso, relatou que: As conclusões e dados obtidos pelo artigo que critica a herbalife, são muito subjetivos e sem uma ligação muito coesa. Nessa parte o nutrólogo dá uma alfinetada dizendo que: " respeito o cientista, mas nenhuma revista séria aceitaria essa publicação com números tão baixos e variáveis tão inexatas". Ops, acho que ele pisou no calo de alguém.
- E pra dar o xeque-mate (lembrado, acessem o link do blog e aprenda a jogar xadrez), a Defesa relatou que a herbalife é aceita pelas vigilâncias sanitárias de vários países (nesse ponto, achei que não foi uma boa defesa, já que o cigarro também é aceito em vários países) e que os estudos não apresentam dados suficientes da história édica do paciente pra salientar a relação com os produtos herbalife.
Concluindo
Gente, pra finalizar essa leitura longa (lembrando que tem mais leitura ainda pela frente), eu quero que fique na cabeça uma coisa.
- Nem tudo que aprece na TV é verdade.
- Infelizmente, até mesmo estudos científicos sofrem influencia monetária.
- Mesmo quando um artigo é aprovado, existem critérios utilizados para dizer se esse estudo vale de alguma coisa ou não.
- Lembrando que, sempre pedimos (pelo menos no EVS que frequento) que pessoas com algum problema de saúde prévio, busquem informação com algum profissional de saúde. (Porque assim você pode descobrir que já tem alguma doença antes dos produtos.).
- Quando você começa a usar os produtos não fica imune à outras doenças (sim, existem outras causas de hepatite, nefrite e etc).
- Lembrando que, as principais causas de hepatite são as virais e as induzidas por álcool.
Obrigado, espero que tenham gostado.
Referências:
- Hepatotoxicity of herbal and dietary supplements: an update. Acessado em 05/01/16
- http://hepato.com/p_tratamentos_alternativos/020_alternat_port.php. Acessado em 05/01/16
- A correction of misinformation regarding Herbalife.. Acessado em 05/01/16.
- http://hepato.com/p_tratamentos_alternativos/019_alternat_port.php. Acessado em 05/01/06
- [Case reports of drug-induced liver injury in a reference hospital of Zulia state, Venezuela]. Acessado em 05/01/16.
- Herbalife hepatotoxicity: Evaluation of cases with positive reexposure tests.